Como levar seu animal (pug) para a Inglaterra - passo a passo

Todo conteúdo desse blog está sendo transferido. Esse post foi atualizado e está disponível aqui.


Quando começamos a planejar a viagem de Bacon pra Inglaterra foi um sufoco, achamos alguns posts com as opções de entrada de animal no Reino Unido, mas nenhum sobre cães braquicefálicos. Exceto cães-guia, animais não podem ir na cabine do avião em viagens para a Inglaterra e a legislação brasileira exige a contratação de uma transportadora para o embarque como carga. Apenas algumas companhias aéreas e rotas são permitidas e no caso dos pugs (e outros de fucinho curto), a entrada só pode ser feita via Frankfurt 

O que você vai precisar:


- Aplicação do microchip de identificação padrão europeu
- Carteira de Vacinação atualizada (especialmente anti-rábica)
- Sorologia (teste de titulação de anticorpos contra a raiva)
- Caixa de transporte
- Frete aéreo
- Atestado veterinário comprovando que o animal está em condições de viajar
- Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido pelo Ministério da Agricultura Brasileiro
- Serviço de despacho aduaneiro no Terminal de Cargas (TECA) – Guarulhos.
- Serviço de desembaraço aduaneiro no aeroporto de destino - Londres

As opções de transporte que achei foram:

MM Cargo (a melhor na minha opinião): cerca de $2.500
Isabela

Valor: muda de acordo com o peso do cão, raça e tamanho da caixa de transporte.
Atendimento: Muito bom! Responderam rápido e foram muito atenciosos.
O que inclui? Documentação, os cuidados com o embarque do animal em Guarulhos (Serviço de despacho aduaneiro no Terminal de Cargas - TECA), frete aéreo e retirada em Londres. 
Não inclui: Só é preciso providenciar os cuidados prévios de compra da caixa, aplicação do microchip, vacina e sorologia.

O blog Dondeando por aí faz uma comparação com mais duas transportadoras.

Flying Pet - Assessoria de Viagem Pet Internacional: R$1.800
Roberto

Atendimento: Achei muito demorado e isso me incomodou. Se para cotação não fiquei satisfeita, já penso que em uma necessidade durante a viagem teria problemas. Mas fora a demora, o atendimento foi bom.
O que inclui? Consultoria para todos os procedimentos necessários antes da viagem (como cotação do frete aéreo e documentação) e TECA. 
Não inclui: os cuidados prévios, valor do frete aéreo ($1.200-$1.300) e serviço de desembaraço aduaneiro no aeroporto de destino (300-400 libras). Por isso, no fim das contas fica o mesmo valor ou mais caro que a MM Cargo, para ter todos os serviços separados.

Intercourier Lda (via Portugal)
Adriano

Valor: Estou esperando há 20 dias. Por isso, já desisti.
Atendimento: Muito bom, explicaram direitinho como funcionaria o processo, o único problema é a demora para envio da cotação.
O que inclui? Despacho em Lisboa e retirada em Londres. 
Não inclui: todos os serviços a serem feitos no Brasil e viagem até Lisboa.

Nesse caso, seria meio complicado: eu teria que viajar com Bacon do Brasil a Lisboa (o que não precisaria de uma transportadora). Lá eu o entregaria para a Intercourier fazer o embarque para Frankfurt, onde ele dormiria em um hotelzinho e no dia seguinte iria para Londres. Não dá para ir direto para Londres porque a British Airways não transporta pugs. Para animais não braquicefálicos essa pode ser uma boa opção, porque a entrada não precisaria ser por Frankfurt. Também vi relatos de pessoas que foram para a França e entraram na Inglaterra de trem.

Por onde começar?


Como Bacon nunca viajou, meu primeiro passo foi comprar a caixa de transporte para adaptá-lo e vou me guiar pelos prazos que a MM Cargo me enviou:


Vou atualizar esse post à medida que for conseguindo mais informações e explicar cada passo do processo para levá-lo para a terra da rainha e espero que ajude outras pessoas que estão na mesma situação. ;)

Se você já transportou seu animal para outro país, tem alguma informação adicional, correção, ou sugestão, por favor deixe nos comentários.

9 comentários:

  1. Olá Katarina, eu estava mesmo procurando dicas, pois também vou precisar levar meu pug pra terra da rainha, rsrs. Você comentou acima que o pug não pode ir na cabine e isso me incomodou muito, não gostaria de me separar dele, morro de medo que aconteça alguma coisa. Outro dia vi uma moça postando que conseguiu levar o pug na cabine mediante um atestado psicológico dizendo que o pug era um emotional assistant, mas a viagem era pros EUA. Será que pra UK não seria possível fazer isso também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Tudo bem? Fico feliz de ter alguém pra compartilhar tudo que vamos passar! haha. Eu também vi esse relato de animais "emotional support". Como são poucas as companhias que podem levar animais pra Inglaterra, procurei nos sites deles (não achei em outros lugares). No site da Lufthansa diz que só pode para os EUA e em alguns casos de conexões pra fora com restrições. Dependendo do peso vai no compartimento de carga. E ainda teríamos que passar pela alfândega e pela imigração na Alemanha para obter ou fazer o check-in da caixa de transporte própria ou do cãozinho. Nesse caso eu até prefiro que ele vá pela transportadora, pelo menos sei que eles vão cuidar dele até o momento do embarque, na conexão e no desembarque. Também me parte o coração ficar longe dele, já to sofrendo de agora. Mas acho que será a opção mais segura e confortável pra ele. Se você achar algo diferente disso, por favor me avisa, vou gostar de saber e também atualizar o post se tiver outra opção.

      Olha o link com os detalhes:
      http://www.lufthansa.com/online/portal/lh/br/info_and_services/travel_preparation?nodeid=3493353&l=pt

      Excluir
    2. Achei esse site da União Européia que explica como funciona a entrada desses animais lá:

      https://www.gov.uk/pet-travel-travelling-with-assistance-dogs

      Vou ler direitinho pra entender o processo.

      Excluir
    3. Pelo que entendi, existe a possibilidade sim, mas só para animais + caixa até 8kg. E como disse antes, seria preciso passar pela alfândega e pela imigração na Alemanha. Bacon mesmo estando no peso ideal, passa desse peso com caixa. E acho que ficaria mais preocupada com ele na carga do meu voo do que em um voo para carga viva com assistência da transportadora. Na fanpage da MM Cargo têm depoimentos e fotos de vários cães sendo despachados e o cuidado que eles tomam, isso me deixou bem mais tranquila.

      Excluir
    4. Um pouco atrasada mas: conheço duas pessoas que levaram seus cães pra França com esse atestado psicológico. Uma levou e trouxe um buldog francês e outro levou DOIS chowchow, ambas as raças maiores que o pug e todos foram na cabine por causa do atestado.

      Excluir
    5. Oi, Fernanda! Pois é, eu já ouvi casos em outros países depois do post, mas nunca para Inglaterra. :/ Eles são muito rígidos e não permitem entrada na cabine. Uma opção seria ir até a França/Portugal.. E de lá ir para Inglaterra. Mas no meu caso fica muito mais trabalhoso e caro. Obrigada pelo comentário! O site está migrando para o www.outroblog.com. Vou atualizar os posts lá agora. :)

      Excluir
  2. Katarina, achei seu blog numa procura sobre viagens de braquicefalicos.
    Estou trazendo na primeira semana de outubro meia dois buldogues franceses para os Emirados Árabes, e a única entrada Tb é por frankfurt pois só a Lufthansa transporta casa braquicefalicos.
    Estou tão nervosa...
    Quando o bacon viaja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Eu estou transferindo todo o conteúdo desse blog e já atualizei o post aqui: http://www.outroblog.com/2015/08/como-levar-seu-animal-pug-braquicefalico-para-o-exterior.html Você se importaria de copiar seu comentário lá? Assim posso te responder e mantemos contato! Porque esse eu vou excluir depois. Obrigada. :)

      Excluir