[Série] Paris: Parte 1

Torre Eiffel vista da Esplanada do Trocadeiro

Pela primeira vez venho ao Estrada Afora, a convide da Katarina Holanda, mostrar um pouco como foi o meu verão europeu. Vai ser um relato mas vou tentar passar algumas dicas no decorrer do texto. Não fui à turismo, ou pelo menos com esta intenção. Fui realizar um estágio de 2 meses numa cidade ao sul da Grande Paris chamada Evry, localizada a 35km do centro da Metrópole.

Durante os dois meses de estágio tive como aliado o Sol que fazia minhas noites virarem dias. Entrava pela manhã no estágio e saía as 17h – no verão o Sol costuma se pôr por volta das 22h. Maravilhoso, não? Já que eu teria mais 5h por dia para poder aproveitar todas as maravilhas daquela cidade.

Vila de Evry, sul de Paris

Comecei a exploração pelo ponto turístico que é símbolo de uma cidade e de toda uma nação: La Tour Eiffel. Antes, aqui no Brasil, ouvi de algumas pessoas que já conheciam Paris que a Torre Eiffel não passava de um “monte de ferro”. Então deixei as minhas expectativas no Brasil e no meu primeiro passeio, no dia seguinte que cheguei à França, fui conhecer a Torre Eiffel. Em algumas situações (muito raras) sou meio romântico e desta vez não economizei no romantismo: elaborei uma trilha sonora com músicas clássicas francesas, a maioria era da Edith Piaf, a Elis Regina francesa. Peguei um RER (trem metropolitano) e alguns metrôs e lá estava eu nas margens do La Seine saindo de uma estação e sendo surpreendido pela imagem do “monte de ferro”. Uau! Foi amor à primeira vista e esta cena jamais sairá da minha memória. Com a trilha sonora da minha vida, à medida que eu ia caminhando e me aproximando da Torre Eiffel lágrimas deslizavam na minha face. Não sei descrever tal emoção, mas posso garantir que era uma sensação boa de que pelo menos um dos meus sonhos foi realizado. Ver a Torre Eiffel iluminando a noite foi outra sensação completamente diferente da descrita anteriormente. Ela é única, seja de dia ou de noite.



Foto noturna da Torre Eiffel

Apesar de Paris ser uma metrópole composta por mais de 60 vilas e 10 milhões de habitantes achei-a relativamente pequena. A Paris turística que todos conhecem dá pra ser atravessada à passos em um período de 2h, de norte a sul. Então, os principais pontos turísticos são bem próximos e é possível em um dia você percorrer metade deles. Recomendo que comece pela Torre Eiffel e Champs de Mars, atravessar o Sena e apreciar a vista da Esplanada do Trocadero, fazer uma caminhada pelo bairro do Chaillot até o Arco do Triunfo, passear pela Avenida Champs-Élysées, que é composta por lojas de alta costura e de departamento, a outra metade é formada por um lindo jardim que recebe o mesmo nome da rua e que dá acesso à Praça da Concórdia, onde o Rei Luiz XVI e a Rainha Maria Antonieta foram executados durante a Revolução Francesa e onde hoje se encontra uma réplica de um obelisco egípcio que foi dado como presente ao Governo Francês pelo Governo Egípcio e mais tarde devolvido pelo primeiro ao seu local de origem. Logo em sequência à praça temos o belíssimo Jardin des Tuileries que dá acesso ao Museu do Louvre. O trajeto, de início, parece um pouco cansativo, mas como tudo é novo aos nossos olhos tudo se torna muito bonito e assim conseguimos fazer a caminhada sem esforços.

Promenade a'Australie - Torre Eiffel
Praça de Vosges - Praça mais antiga de Paris

Rio Sena - Jardim das Tulherias - Mudeu do Louvre

Rio Sena e a Ponte Alexandre III
Casa-barco no Rio Sena

Pôr-do-sol às margens do Sena

Arco do Triunfo
Vista de Paris do topo do Arco do Triunfo

Avenida Champs-Elyseès vista do todo do Arco do Triunfo

Pôr-do-sol - Grande Arco da Defesa - Torre Montparnasse

Praça da Concórdia - Obelisco

Ponte de Bir-Hakeim

Parisienses sendo parisienses no verão.
Continua..

0 comentários: