10 dicas de como juntar dinheiro para viajar


Vou falar um pouco de como tem sido a minha experiência com o monstro guardar dinheiro. Listei algumas dicas de como economizar e aumentar a renda que têm me ajudado muito. 

1. Reavalie seus gastos


Não é segredo para ninguém que quando sobra um graninha, a gente dá um jeito de gastar. Defina suas prioridades e elimine gastos desnecessários. A TV a cabo que você nunca assiste, a academia que vai uma vez na semana, os jogos que nunca abriu, roupas que nunca usou, o cineminha que pode rolar em um dia mais barato. Sempre tem aquele gasto que você pode eliminar sem sentir muita falta.

2. Trace uma meta


A meta sempre vem com a motivação para cumpri-la. Onde você quer ir? Quanto vai gastar? Quanto precisa juntar por mês? Seja o seu objetivo inicial guardar R$5 ou R$500 por mês, você vai se esforçar mais para alcançá-lo se souber para onde esse dinheiro vai no fim das contas. Você pode começar com um valor baixo e ir aumentando com o tempo. Crie uma planilha no excel ou baixe um app de controle de gastos para anotar tudo que está guardando.

3. De olho nos cartões de crédito


Limite a quantidade de cartões de crédito, isso te dá um maior controle dos gastos e ainda evita taxas e anuidade. Eu cancelei todos os meus cartões e hoje uso apenas o Nubank, que não tem anuidade e permite controlar todos os gastos pelo aplicativo do celular. Se você já tem algum cartão que acumula milhas, também pode ser de grande ajuda na compra das passagens.

4. Faça um bazar


Voltando ao primeiro item, sempre temos aquelas coisas que não usamos, mas também não conseguimos desapegar. Roupas, livros, eletrodomésticos, bolsas, sapatos, roupinhas de bebê que não cabem mais. Junte o útil ao agradável e faça um bazar. Crie um álbum no facebook, um tumblr, publique em sites de venda ou simplesmente mande fotos para as amigos oferecendo as coisas que você não usa e quer vender por precinhos camaradas. Foi difícil começar a desapegar, mas quando pensamos que esse dinheiro vai para algo muito mais legal, facilita! 

Bazar do Cafofinho


5. Transforme o seu hobby em um negócio informal


Culinária, costura, artesanato, consultoria, aula de inglês ou até mesmo passear com cachorros pode gerar uma a renda extra e com o prazer de fazer algo que você curte. Eu comecei a oferecer o serviço de diagramação de álbuns para amigos fotógrafos (que eu já faço há um tempo, mas apenas para os meus clientes) e criei uma lojinha online onde vendo vestidos:

Eita, mainha


6. Faça você mesmo


Cozinhar em casa, dar banho no cachorro, pintar as unhas, separar um dia para a faxina. Comece a fazer coisas que você costuma pagar a alguém e reverta o dinheiro do pagamento para a poupança da viagem. 

7. Alugue o quarto de hóspedes


O airbnb é uma ótima oportunidade para quem tem aquele quatro sobrando e precisa de uma grana. Essa é uma dica que eu não posso usar, porque nosso apartamento é muito pequeno, mas já fiquei hospedada usando o serviço e foi ótimo.

Obs.: Também existem plataformas para hospedagem domiciliar de animais de estimação, como a DogHero.

8. Trabalhe na viagem


Dependendo da sua profissão, separar um pouquinho da viagem para trabalhar pode ser uma ótima opção. Eu sou fotógrafa e sempre que viajo separo um ou dois dias para fazer ensaios, é uma forma de conhecer gente nova, divulgar meu trabalho, atender melhor os clientes e ainda cobrir parte dos gastos da viagem. 

Katarina Holanda Fotografia


9. Aproveite as promoções


Saber o destino e o período da sua viagem, permite que fique de olho em sites e blogs de viagem e aproveite promoções de passagem aérea, transporte e hospedagem. Se sua viagem fica mais barata que o esperado, o cofrinho já ganha para a próxima!

Leia mais em: Dicas de como viajar com pouco dinheiro

10. Foco!


Não é preciso se encher de cobranças para ser disciplinado. Entenda suas limitações e curta esse período de planejamento para chegar onde você sonha.

Se você tem mais dicas de como economizar e engordar o cofrinho, deixe nos comentários!

2 comentários:

  1. Que delícia! Assim todo mundo pode viajar. Simplesmente adorei as dicas, vou usar na minha próxima viagem :)

    ResponderExcluir